terça-feira, 18 de agosto de 2015

VoLTE facilita a transferência de voz sobre IP


Kobus Smit (foto), chefe de voz e mensagens da Deutsche Telekom (DT), oferece, nesta entrevista, uma visão sobre serviços que VoLTE oferecerá mais os benefícios que trará para o cliente. Trata-se de um aquecimento para a Terceira Conferência Anual de VoLTE, que acontece de 28 a 30 de setembro próximo, em Londres, Inglaterra.

Confira:

1. Diante de seu lançamento comercial, há uma ideia clara sobre se VoLTE realmente viverá sua promessa?
VoLTE oferece alguns claros benefícios – especialmente com relação à voz em HD e tempos de chamadas mais rápidos, o que acreditamos que os usuários notarão e apreciarão. Há também vantagens adicionais, como navegação de alta velocidade durante chamadas, mas os casos de uso ainda são bastante limitados. O maior benefício da VoLTE, no entanto, se volta indiscutivelmente para a operadora mais do que para o consumidor, pois facilita a transferência necessária da voz sobre IP. Acreditamos, portanto, que, a partir de uma perspectiva do cliente VoLTE "simples", por si só, não seja necessariamente uma proposta muito convincente.

2. É possível que vejamos serviços novos e inovadores construídos sobre plataforma de áudio em VoLTE?
Sim, de fato – e isso já está sendo preparado. A DT desenvolveu uma proposta de Enriched Calling (Chamada Aperfeiçoada) em conjunto com Sony, Vodafone e outros, que será apresentada em breve ao mercado. Ela permite que os clientes tenham uma experiência de chamada muito melhor, ao adicionar contexto e conteúdo antes, durante e após a chamada. As características incluem configuração de escala importância das chamadas, acrescentando assunto, imagem ou localização, antes da chamada. Durante a chamada, os usuários podem trocar localizações, recorrer a mapas ou fotos, compartilhar vídeos, imagens e arquivos; e, após a chamada os clientes têm a possibilidade de deixar um voicemail visual, um vídeo ou uma mensagem de texto. Tudo isso é entregue com um incremento de esforço muito pequeno, utilizando-se da funcionalidade RCS, já disponível em redes e aparelhos, de modo a entregar uma experiência de uso realmente aperfeiçoada. 

3. Qual o future, o além da VoLTE? Quais os próximos passos em desenvolvimento de rede?
Estamos implementando VoLTE de início numa base local e, em seguida, a estenderemos no roaming. Planejamos ainda combinar VoLTE com outros serviços como Chamada Wi-Fi e estabelecer Video-Chamada. A VoLTE como base para voz sobre IP  abre a possibilidade ainda de reforçar e articular serviços no domínio IP.

4. A função de virtualização da rede (Network Function Virtualization) para VoLTE-, como isso funciona para você e que caminho seguir quanto a este serviço?
Para nós, não se trata da virtualização de um único serviço, mas, sobretudo sobre virtualização da infraestrutura de rede, a fim de ser mais eficiente e oferecer melhor qualidade e serviço para nossos clientes.

5. Qual será sua mensagem principal durante o LTE Voice Summit 2015?
De que forma a Enriched Call cria uma proposta atraente em torno de VoLTE.

Fonte: http://voice.lteconference.com/interview-with-kobus-smit-head-of-voice-and-messaging-deutsche-telekom/


Nenhum comentário:

Postar um comentário