Mais de 260 milhões de pessoas na América Latina irão
acessar redes sociais regularmente até o final de 2016. O volume representa
três quartos dos usuários de internet ou 42% da população do continente. Entre
os países da L.A., o Brasil possui o maior número de usuários das redes sociais
– 93.2 milhões. O México vem em segundo, com 56 milhões, e a Argentina em terceiro,
com 27, 1 milhões. Do total de usuários, 86,5% acessarão as redes sociais
através de dispositivos móveis.
Os resultados constam de pesquisa realizada pela eMarketer e
divulgada hoje. Embora o Brasil encabece a lista em número de usuários, o
México tende a liderar a região, já que pelas métricas adotadas na pesquisa, os
usuários de redes sociais daquele país, via telefones móveis, representarão ao
fim do período cerca de 89% da base de usuários das redes sociais. O networking
via dispositivos móveis cresce no México, sobretudo, devido aos planos de dados
móveis que permitem “acesso ilimitado” a determinadas redes sociais –
tipicamente Facebook e Twitter—bem como a adoção do WhatsApp.
Entre os que já usam a internet na L.A., não há dúvidas que
as mídias sociais são extremamente importantes. No entanto, o acesso à internet
é limitado de certa forma em algumas áreas da região, o que significa que a mídia
social ainda tem espaço para crescer de acordo com o total da população. A
tendência de crescimento aponta que perto de metade da população da região
acessará redes sociais até 2020.
O Facebook domina a cena das redes sociais na L.A. e em todo
o globo. Mais de 245 milhões de pessoas da região usarão esta plataforma ao
menos uma vez por mês, durante 2016, ou 94,2% do total de usuários de redes
sociais.
No Brasil, desde o final do Orkut, em setembro de 2014, o
Facebook se tornou a rede mais usada (95% dos usuários). Em 2016, 74,1% do
total da base de usuários de redes sociais irão usar o Facebook este ano.
Twitter causa impacto modesto na L.A., atuando
principalmente como fonte de notícias. Pouco mais de 29% do total de usuários
de redes sociais ou 75.6 milhões de habitantes da região usarão o Twitter pelo
menos uma vez ao mês até o final do ano. A maioria dos acessos virá de usuários
residentes nas áreas urbanas.
De qualquer forma, a eMarketer estima que o número de
usuários que vivem no continente latino-americano cresça 12.9% em 2016, a segunda maior taxa de crescimento da rede em
âmbito mundial.
México lidera o acesso ao Twitter. Este ano, 42% da
audiência de redes sociais do México acessarão o Twitter regularmente, contra
36,9% da Argentina e 29,7% do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário