segunda-feira, 20 de junho de 2016

Serão mais de 260 milhões de latino-americanos nas redes sociais em 2016. Brasil lidera com 93,2 milhões

Mais de 260 milhões de pessoas na América Latina irão acessar redes sociais regularmente até o final de 2016. O volume representa três quartos dos usuários de internet ou 42% da população do continente. Entre os países da L.A., o Brasil possui o maior número de usuários das redes sociais – 93.2 milhões. O México vem em segundo, com 56 milhões, e a Argentina em terceiro, com 27, 1 milhões. Do total de usuários, 86,5% acessarão as redes sociais através de dispositivos móveis.



Os resultados constam de pesquisa realizada pela eMarketer e divulgada hoje. Embora o Brasil encabece a lista em número de usuários, o México tende a liderar a região, já que pelas métricas adotadas na pesquisa, os usuários de redes sociais daquele país, via telefones móveis, representarão ao fim do período cerca de 89% da base de usuários das redes sociais. O networking via dispositivos móveis cresce no México, sobretudo, devido aos planos de dados móveis que permitem “acesso ilimitado” a determinadas redes sociais – tipicamente Facebook e Twitter—bem como a adoção do WhatsApp.

Entre os que já usam a internet na L.A., não há dúvidas que as mídias sociais são extremamente importantes. No entanto, o acesso à internet é limitado de certa forma em algumas áreas da região, o que significa que a mídia social ainda tem espaço para crescer de acordo com o total da população. A tendência de crescimento aponta que perto de metade da população da região acessará redes sociais até 2020.



Facebook

O Facebook domina a cena das redes sociais na L.A. e em todo o globo. Mais de 245 milhões de pessoas da região usarão esta plataforma ao menos uma vez por mês, durante 2016, ou 94,2% do total de usuários de redes sociais.

No Brasil, desde o final do Orkut, em setembro de 2014, o Facebook se tornou a rede mais usada (95% dos usuários). Em 2016, 74,1% do total da base de usuários de redes sociais irão usar o Facebook este ano.

Twitter

Twitter causa impacto modesto na L.A., atuando principalmente como fonte de notícias. Pouco mais de 29% do total de usuários de redes sociais ou 75.6 milhões de habitantes da região usarão o Twitter pelo menos uma vez ao mês até o final do ano. A maioria dos acessos virá de usuários residentes nas áreas urbanas.

De qualquer forma, a eMarketer estima que o número de usuários que vivem no continente latino-americano cresça 12.9% em 2016,  a segunda maior taxa de crescimento da rede em âmbito mundial.
México lidera o acesso ao Twitter. Este ano, 42% da audiência de redes sociais do México acessarão o Twitter regularmente, contra 36,9% da Argentina e 29,7% do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário