sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Os temas quentes e os principais desafios em Big Data

Robert Quinn (foto), Chief Privacy Officer da AT&T, concedeu uma entrevista aos organizadores do “Telco Big Data US”. O evento é parte da “CTIA Super Mobility Week”, que começa a 9 de setembro, em Las Vegas, Nevada, EUA.


Confira:  




Qual a grande inovação que Big Data proverá para as telcos nos próximos cinco anos?
À medida que a AT&T se move em direção ao futuro, vídeo e outros conteúdos multimídia serão os maiores condutores de nosso mercado. Big Data oferece grandes oportunidades para aperfeiçoar serviços com qualidade e também a entrega de serviços de qualidade ao cliente. A inovação é aprender como pegar o amontoado de dados que poderiam ter sido passivos anteriormente e transformá-los num conjunto que conduza a melhores decisões – ou seja, que desça a um nível que agrade o cliente individual.

Em sua opinião, qual a tecnologia que irá mudar a natureza do jogo neste ambiente? Há uma única tecnologia que fará isso?
De fato, são os detalhes o que mais irritam uma companhia que deseja aperfeiçoamento através de Big Data. Por exemplo, avaliamos mais de 30 companhias em busca de uma empresa de software com escalabilidade, para suporte de gerenciamento e terceirização de dados. Encontramos muito poucos produtos dignos, escaláveis. Então, construímos alguns nós mesmos.

Qual o papel dos players de OTT neste ecossistema?
Sabemos que nossos clientes querem liberdade e flexibilidade para usar todo tipo de serviços e jogos e, ainda, obter conteúdo de diversos lugares. Aplicações ajudam neste processo e Big Data auxiliará na promoção de melhor eficiência.

Você anteciparia que as normas de privacidade afetam a maneira como empresas de telecomunicações são capazes de usar dados? E, neste caso, de que maneira isso ocorreria?
Sim, definitivamente. Telcos e outros têm obrigação, em vários níveis, de respeitar a privacidade de nossos clientes. No entanto, nos preocupamos que o foco atual da FCC pareça ser a de confinar alguns provedores de telecom em regras que foram escritas para o telefone preto de seletor giratório. Regras tão arcaicas podem fazer claudicar o enorme potencial de serviços aperfeiçoados por dados (data-enhanced services) e, mesmo, o surgimento de modelos de negócios alternativos que são incrivelmente populares, hoje, entre os clientes.

Por que encontros como “Telco Big Data” são importantes para você?
Big Data anda está evoluindo e está se aproximando de alcançar seu pleno potencial. É importante criarmos oportunidades de nos reunir com organizações, para partilharmos questões e preocupações. Isso ajuda a todos sentir o pulsar do que está ocorrendo e ter uma visão do que está adiante. 

Se você resumisse a oportunidade de Big Data para as telcos numa frase, qual seria ela?

Os detalhes podem ser difíceis, mas os objetivos são simples: tomar melhores decisões, eliminar custos e atender melhor aos clientes.



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