Robert Quinn (foto), Chief Privacy Officer da AT&T, concedeu uma entrevista aos organizadores do “Telco Big Data US”. O evento é parte da “CTIA Super Mobility Week”, que começa a 9 de setembro, em Las Vegas, Nevada, EUA.
Confira:
Qual a grande inovação que Big Data proverá para as telcos nos próximos cinco anos?
À medida que
a AT&T se move em direção ao futuro, vídeo e outros conteúdos multimídia serão
os maiores condutores de nosso mercado. Big Data oferece grandes oportunidades
para aperfeiçoar serviços com qualidade e também a entrega de serviços de
qualidade ao cliente. A inovação é aprender como pegar o amontoado de dados que
poderiam ter sido passivos anteriormente e transformá-los num conjunto que conduza
a melhores decisões – ou seja, que desça a um nível que agrade o cliente
individual.
Em sua opinião,
qual a tecnologia que irá mudar a natureza do jogo neste ambiente? Há uma única
tecnologia que fará isso?
De fato, são
os detalhes o que mais irritam uma companhia que deseja aperfeiçoamento através
de Big Data. Por exemplo, avaliamos mais de 30 companhias em busca de uma
empresa de software com escalabilidade, para suporte de gerenciamento e
terceirização de dados. Encontramos muito poucos produtos dignos, escaláveis.
Então, construímos alguns nós mesmos.
Qual o papel
dos players de OTT neste ecossistema?
Sabemos que
nossos clientes querem liberdade e flexibilidade para usar todo tipo de
serviços e jogos e, ainda, obter conteúdo de diversos lugares. Aplicações
ajudam neste processo e Big Data auxiliará na promoção de melhor eficiência.
Você
anteciparia que as normas de privacidade afetam a maneira como empresas de
telecomunicações são capazes de usar dados? E, neste caso, de que maneira isso
ocorreria?
Sim,
definitivamente. Telcos e outros têm obrigação, em vários níveis, de respeitar
a privacidade de nossos clientes. No entanto, nos preocupamos que o foco atual
da FCC pareça ser a de confinar alguns provedores de telecom em regras que
foram escritas para o telefone preto de seletor giratório. Regras tão arcaicas
podem fazer claudicar o enorme potencial de serviços aperfeiçoados por dados (data-enhanced
services) e, mesmo, o surgimento de modelos de negócios alternativos que são
incrivelmente populares, hoje, entre os clientes.
Por que
encontros como “Telco Big Data” são importantes para você?
Big Data
anda está evoluindo e está se aproximando de alcançar seu pleno potencial. É
importante criarmos oportunidades de nos reunir com organizações, para
partilharmos questões e preocupações. Isso ajuda a todos sentir o pulsar do que
está ocorrendo e ter uma visão do que está adiante.
Se você
resumisse a oportunidade de Big Data para as telcos numa frase, qual seria ela?
Os detalhes
podem ser difíceis, mas os objetivos são simples: tomar melhores decisões, eliminar
custos e atender melhor aos clientes.
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