A violação de informações estratégicas e os danos à reputação
estão entre os riscos mais prováveis de acontecer e que tendem trazer maior
impacto às empresas. É o que mostra a pesquisa International Business
Resilience Survey 2015. De acordo com o estudo, 79% dos executivos
entrevistados consideram a violação de dados estratégicas e os danos à
reputação os riscos de maior probabilidade de acontecer e que podem trazer
maior impacto para as suas organizações. Outros 59% consideram que falha no
banco de dados é outro risco que podem trazer grandes impactos para as
empresas. E 58% temem falhas nos serviços online decorrentes de ataque
cibernético.
O estudo foi realizado pela consultoria de risco e corretora
de seguros Marsh, em parceria com Instituto Internacional de Recuperação
de Desastres – DRII e entrevistou 200 CEOS e executivos das áreas de
gestão de risco e continuidade de negócios de empresas multinacionais no mundo
todo. A pesquisa mostra também que embora risco cibernético e danos à reputação
estejam no centro das preocupações dos executivos, 73% deles relevam haver uma
falta de planejamento de gestão de crise nas empresas. Por outro lado, para se
proteger dos ataques cibernéticos 28% afirmam ter apólices de seguros especiais
para coberturas ataques cibernéticos. Outros 21% contratam seguros também para
se proteger de possíveis danos à reputação das empresas após uma violação de
dados.
Outro dado preocupante da pesquisa é que 60% dos CEOS e
gestores de riscos entrevistados têm dado pouca importância na resiliência
dos sistemas de TI em relação à gestão de reputação de suas empresas. E, ainda,
29% destes executivos já identificaram prevenção de falhas no sistema de
TI de suas empresas. Os resultados da pesquisa indicam que as organizações
estão mais bem preparadas para enfrentar os riscos tradicionais, mas não estão
preparadas para fazer frente aos riscos não tradicionais – riscos de ataques
cibernéticos, por exemplo.
Dados da pesquisa revelam também que os CEOS e gestores de
risco das empresas têm diferentes percepções sobre as medidas e controle das
exposições de riscos de suas respectivas empresas que possam resultar em
acidentes, perdas e prejuízos. Três em cada quatro entrevistados consideraram
que o fracasso do sistema de TI é uma das duas áreas que podem ter o maior
impacto sobre a reputação de sua organização, juntamente com a falta de
planejamento de gestão de crises.
Leia a pesquisa completa aqui
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