sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Os temas quentes e os principais desafios em Big Data

Robert Quinn (foto), Chief Privacy Officer da AT&T, concedeu uma entrevista aos organizadores do “Telco Big Data US”. O evento é parte da “CTIA Super Mobility Week”, que começa a 9 de setembro, em Las Vegas, Nevada, EUA.


Confira:  




Qual a grande inovação que Big Data proverá para as telcos nos próximos cinco anos?
À medida que a AT&T se move em direção ao futuro, vídeo e outros conteúdos multimídia serão os maiores condutores de nosso mercado. Big Data oferece grandes oportunidades para aperfeiçoar serviços com qualidade e também a entrega de serviços de qualidade ao cliente. A inovação é aprender como pegar o amontoado de dados que poderiam ter sido passivos anteriormente e transformá-los num conjunto que conduza a melhores decisões – ou seja, que desça a um nível que agrade o cliente individual.

Em sua opinião, qual a tecnologia que irá mudar a natureza do jogo neste ambiente? Há uma única tecnologia que fará isso?
De fato, são os detalhes o que mais irritam uma companhia que deseja aperfeiçoamento através de Big Data. Por exemplo, avaliamos mais de 30 companhias em busca de uma empresa de software com escalabilidade, para suporte de gerenciamento e terceirização de dados. Encontramos muito poucos produtos dignos, escaláveis. Então, construímos alguns nós mesmos.

Qual o papel dos players de OTT neste ecossistema?
Sabemos que nossos clientes querem liberdade e flexibilidade para usar todo tipo de serviços e jogos e, ainda, obter conteúdo de diversos lugares. Aplicações ajudam neste processo e Big Data auxiliará na promoção de melhor eficiência.

Você anteciparia que as normas de privacidade afetam a maneira como empresas de telecomunicações são capazes de usar dados? E, neste caso, de que maneira isso ocorreria?
Sim, definitivamente. Telcos e outros têm obrigação, em vários níveis, de respeitar a privacidade de nossos clientes. No entanto, nos preocupamos que o foco atual da FCC pareça ser a de confinar alguns provedores de telecom em regras que foram escritas para o telefone preto de seletor giratório. Regras tão arcaicas podem fazer claudicar o enorme potencial de serviços aperfeiçoados por dados (data-enhanced services) e, mesmo, o surgimento de modelos de negócios alternativos que são incrivelmente populares, hoje, entre os clientes.

Por que encontros como “Telco Big Data” são importantes para você?
Big Data anda está evoluindo e está se aproximando de alcançar seu pleno potencial. É importante criarmos oportunidades de nos reunir com organizações, para partilharmos questões e preocupações. Isso ajuda a todos sentir o pulsar do que está ocorrendo e ter uma visão do que está adiante. 

Se você resumisse a oportunidade de Big Data para as telcos numa frase, qual seria ela?

Os detalhes podem ser difíceis, mas os objetivos são simples: tomar melhores decisões, eliminar custos e atender melhor aos clientes.



terça-feira, 18 de agosto de 2015

VoLTE facilita a transferência de voz sobre IP


Kobus Smit (foto), chefe de voz e mensagens da Deutsche Telekom (DT), oferece, nesta entrevista, uma visão sobre serviços que VoLTE oferecerá mais os benefícios que trará para o cliente. Trata-se de um aquecimento para a Terceira Conferência Anual de VoLTE, que acontece de 28 a 30 de setembro próximo, em Londres, Inglaterra.

Confira:

1. Diante de seu lançamento comercial, há uma ideia clara sobre se VoLTE realmente viverá sua promessa?
VoLTE oferece alguns claros benefícios – especialmente com relação à voz em HD e tempos de chamadas mais rápidos, o que acreditamos que os usuários notarão e apreciarão. Há também vantagens adicionais, como navegação de alta velocidade durante chamadas, mas os casos de uso ainda são bastante limitados. O maior benefício da VoLTE, no entanto, se volta indiscutivelmente para a operadora mais do que para o consumidor, pois facilita a transferência necessária da voz sobre IP. Acreditamos, portanto, que, a partir de uma perspectiva do cliente VoLTE "simples", por si só, não seja necessariamente uma proposta muito convincente.

2. É possível que vejamos serviços novos e inovadores construídos sobre plataforma de áudio em VoLTE?
Sim, de fato – e isso já está sendo preparado. A DT desenvolveu uma proposta de Enriched Calling (Chamada Aperfeiçoada) em conjunto com Sony, Vodafone e outros, que será apresentada em breve ao mercado. Ela permite que os clientes tenham uma experiência de chamada muito melhor, ao adicionar contexto e conteúdo antes, durante e após a chamada. As características incluem configuração de escala importância das chamadas, acrescentando assunto, imagem ou localização, antes da chamada. Durante a chamada, os usuários podem trocar localizações, recorrer a mapas ou fotos, compartilhar vídeos, imagens e arquivos; e, após a chamada os clientes têm a possibilidade de deixar um voicemail visual, um vídeo ou uma mensagem de texto. Tudo isso é entregue com um incremento de esforço muito pequeno, utilizando-se da funcionalidade RCS, já disponível em redes e aparelhos, de modo a entregar uma experiência de uso realmente aperfeiçoada. 

3. Qual o future, o além da VoLTE? Quais os próximos passos em desenvolvimento de rede?
Estamos implementando VoLTE de início numa base local e, em seguida, a estenderemos no roaming. Planejamos ainda combinar VoLTE com outros serviços como Chamada Wi-Fi e estabelecer Video-Chamada. A VoLTE como base para voz sobre IP  abre a possibilidade ainda de reforçar e articular serviços no domínio IP.

4. A função de virtualização da rede (Network Function Virtualization) para VoLTE-, como isso funciona para você e que caminho seguir quanto a este serviço?
Para nós, não se trata da virtualização de um único serviço, mas, sobretudo sobre virtualização da infraestrutura de rede, a fim de ser mais eficiente e oferecer melhor qualidade e serviço para nossos clientes.

5. Qual será sua mensagem principal durante o LTE Voice Summit 2015?
De que forma a Enriched Call cria uma proposta atraente em torno de VoLTE.

Fonte: http://voice.lteconference.com/interview-with-kobus-smit-head-of-voice-and-messaging-deutsche-telekom/