Por Juniper Research
Entre 2015 e 2020,
as vendas globais do mercado de e-commerce varejo (eRetail) devem atingir U$
1,7 trilhões, ou 17% a mais do que em 2014. Embora o crescimento recente tenha
sido impulsionado por fatores como implementações de redes públicas de Wi-Fi e rollouts
de 4G, em médio prazo, as vendas devem receber forte impulso da tendência das
empresas de mídia social em atuar como plataformas de vendas diretas. As
constatações são do Juniper Research, no novo estudo “Mobile & Online
Purchases: Cards, Carrier Billing & Third Party Payment Platforms 2015-2020”.
Players como
Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram já lançaram ‘botões de compra’ em suas
apps móveis e espera-se que estes players também estejam dispostos a aperfeiçoar
suas expectativas de vendas através de parcerias com varejistas estratégicos. O
Twitter, por exemplo, já permite a seus usuários ligar suas contas à Amazon.
Integração loja física e on-line é 'crítica'
A pesquisa também argumenta que os varejistas on-line estão, cada vez mais, buscando reduzir o ‘time-to-consumer’, lançando a opção de entrega no mesmo dia da compra, enquanto as lojas físicas, chamadas de 'bricks and mortar', já oferecem largamente a opção de entrega para o dia seguinte, muitas vezes cobrando um premio nesta opção.
Integração loja física e on-line é 'crítica'
A pesquisa também argumenta que os varejistas on-line estão, cada vez mais, buscando reduzir o ‘time-to-consumer’, lançando a opção de entrega no mesmo dia da compra, enquanto as lojas físicas, chamadas de 'bricks and mortar', já oferecem largamente a opção de entrega para o dia seguinte, muitas vezes cobrando um premio nesta opção.
No entanto, a
pesquisa adverte que os varejistas devem oferecer uma mensagem consistente, marca
e experiência de compra em todos os canais. O Juniper argumenta que a
integração entre loja física e on-line também é crítica, se a intenção dos
varejistas é aumentar a extensão de seu poder de identificar hábitos de compra ‘omnichannel’
de um único indivíduo.
De acordo com o
autor da pesquisa, Dr. Windsor Holden, "a chave é garantir que os consumidores possam escolher seu
próprio caminho para as compras, ao invés de se restringir às limitações do
canal".
Neste ambiente, a
pesquisa do Juniper prevê que os smartphones serão responsáveis por mais de 40%
das transações eRetail até 2020.
Já quanto ao
faturamento da operadora, está atrelado à oferta de rede aos provedores de
conteúdo. Mecanismo fundamental para monetização de conteúdo digital, sua
utilização para a compra de bens físicos deve ser limitado, pois as receitas
exigidas pelos operadores de redes e plataformas de faturamento é
comparativamente maior.
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