sexta-feira, 12 de julho de 2013

Telcos reconhecem necessidade de aperfeiçoar atendimento aos pedidos dos usuários

É crítico o aumento da complexidade das demandas dos usuários, o que gera pedidos bloqueados e não atendidos da parte das operadoras de telefonia. A constatação faz parte dos resultados da pesquisa global The State of the Order to Activation Outsourcing Market”, realizada pela Heavy Reading, sob encomenda da Amdocs, que destaca, também, a falta de soluções mais simples para o processo de pedido à ativação de serviços (O2A). A pesquisa revelou, por exemplo, que, enquanto mais da metade (59%) das operadoras pesquisadas concordam que o processo, do pedido à ativação, é importante para o sucesso, apenas 9% estão "muito satisfeitas" com o mesmo.

A maioria das empresas (59%) fragmenta os processos do pedido de ativação por linha de produto ou tipo de cliente, provocando erros, imprecisão e atraso na entrega do serviço, tornando comum a perda ou paralisação da demanda.

"As operadoras destacam a ineficiência dos processos do pedido à ativação, o que resulta em falhas na entrega do serviço e no aumento dos custos com suporte, devido à complexidade dos pedidos empresariais e à falta de automação", "Uma entrega completa, que cubra todos os aspectos de TI e operacionais do processo do pedido à ativação, foi identificada como a solução mais atraente", disse Ari Banaejee, analista sênior da Heavy Reading. Uma automação mais completa aliada a melhores processos do pedido ao recebimento contribuiriam para o aumento da receita e da satisfação do cliente e redução dos custos.

Conheça os principais resultados da pesquisa

Os sistemas e processos atuais do pedido à ativação continuam fragmentados: Apenas 9% das operadoras se dizem "muito satisfeitas" com suas operações do pedido à ativação e 40% possuem pouca ou nenhuma automação. Mais da metade das operadoras (59%) possui sistemas e processos diferentes para as linhas de negócio e a maioria delas (61%) conta com vários fornecedores para suportar sistemas, soluções e serviços do pedido à ativação. Isso ocorre apesar do foco do setor na simplificação dos modelos de negócio e adoção de uma abordagem 360º da gestão do relacionamento com o cliente.

Pedidos bloqueados e  não completados são comuns, provocando a insatisfação do cliente: Um percentual de 56% das operadoras deixa de entregar um a cada dez pedidos e 20% deixam de entregar um em cada cinco pedidos. Erros na entrada do pedido (50%); falta de consistência e integração no processo de negócio (52%); e o excesso de etapas manuais no processo (52%) foram identificadas como principais causas da falha na entrega de um pedido a um cliente.

As operadoras querem melhorar o processo do pedido à ativação, com soluções gerenciadas completas: 54% querem implementar gestão completa de todos os aspectos do pedido à ativação, 65% desejam automatizar o fluxo de pedidos de serviços de IP complexos e 64% buscam uma orquestração automatizada dos serviços.

"As operadoras estão cada vez mais focadas no setor corporativo para aumentar sua receita, levando ao gigantesco aumento da quantidade e complexidade dos pedidos e do índice de pedidos não entregues", disse Rebecca Prudhomme, vice-presidente de marketing de produto e soluções da Amdocs.
A pesquisa foi realizada em abril e maio de 2013, com tomadores de decisão de 55 operadoras de serviços de diversas linhas de negócio. As operadoras entrevistadas incluíram empresas tier 1 e 2 baseadas na Europa, Oriente Médio e África (23), América do Norte (16), Ásia Pacífico (12) e América Latina (4).



Fonte: e-Thesis

Nenhum comentário:

Postar um comentário